-
Arquitetos: Anna & Eugeni Bach
- Ano: 2020
-
Fotografias:Eugeni Bach
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em um pequeno bloco com três habitações mínimas em um terreno entre empenas cegas, em pleno centro antigo do bairro de Horta, em Barcelona.
A primeira preocupação ao atuar em um ambiente urbano como este é definir uma proposta que seja coerente e possa pertencer ao bairro e preserva o caráter desta área característica da cidade, ao mesmo tempo utilizando de uma linguagem contemporânea.
Neste sentido, a fachada de frente para a rua é composta pelos elementos e proporções usuais do bairro: varandas, persianas, embasamentos, estuque, etc. Apesar disso, o projeto adota essa referência dando uma reviravolta nos detalhes e simplicidade de seus elementos e com a peculiaridade de um deles escapar do perímetro da fachada para, por um lado, amarrar a propriedade vizinha, que é a única na rua que não cumpre as regras de "boa vizinhança" por ter um andar a mais do que é permitido e, por outro, promover o espaço aberto do terraço como mais um espaço habitável para o usufruto dos vizinhos.
O terreno é excessivamente apertado em todas as suas dimensões, permitindo apenas unidades de 40 m2 por andar. Dada a falta de área de superfície, a proposta agrega valor às habitações através de um espaço central que concentra a escadaria, cozinha e banheiro, liberando dois espaços que são exatamente os mesmos em ambas as fachadas, um de frente para a rua e o outro para o pátio interno do bloco.
Com esta solução, pretendemos criar uma certa indeterminação no uso destas unidades, de modo que elas possam ser utilizadas em uma situação tradicional (quarto duplo em uma fachada e sala de estar/jantar na outra), ou invertendo estas peças nas fachadas opostas, ou ainda apresentando a oportunidade de estabelecer uma habitação compartilhada, à maneira de um apartamento estudantil, com duas situações simétricas.
Ao final, somando as diferentes combinações, temos sete formas de viver em três moradias, sete vidas, como se fossem sete janelas.